Conheça outros
métodos contraceptivos
DIUs de cobre
São métodos de longa duração de eficácia, podendo chegar a até 10 anos de proteção. Os DIUs assim que inseridos já garantem a proteção. São métodos reversíveis de longa duração de eficácia. Sempre consulte o seu ginecologista.
DIUs hormonais
São métodos de longa duração de eficácia, podendo chegar a até 5 anos de proteção. Os DIUs assim que inseridos já garantem a proteção. São métodos reversíveis de longa duração de eficácia. Sempre consulte o seu ginecologista.
Injeção anticoncepcional
Os injetáveis são métodos hormonais com proteção prolongada, eficazes e reversíveis. Não requer uma lembrança diária e ajuda a regular a menstruação. É comprado com receita médica. Pode ser aplicado mensalmente ou trimestralmente. Sempre consulte o seu ginecologista.
Implante contraceptivo
O implante hormonal é um contraceptivo discreto e não incômodo, que oferece proteção de longa duração. É colocado na região do braço por um médico, e é comprado com receita médica. Sempre consulte o seu ginecologista.
Pílula anticoncepcional
Pílulas contraceptivas que têm como objetivo evitar a gravidez. São comprimidos hormonais que requerem um tratamento contínuo, onde é necessário tomar o comprimido todos os dias no mesmo horário. Sempre consulte o seu ginecologista.
Adesivo anticoncepcional
São métodos contraceptivos hormonais discretos e de fácil aplicação. São métodos eficazes, onde você pode trocá-lo uma vez por semana. O adesivo adere à pele e libera hormônios. Sempre consulte o seu ginecologista.
Diafragma
Um disco de silicone colocado no colo do útero impedindo de forma física que os espermatozoides cheguem ao útero. Pode ser utilizado em conjunto com gel espermicida para aumentar a eficácia de proteção. É aplicado por você mesma até 24 horas antes da relação sexual e é comprado com receita médica.
Anel vaginal
É um método contraceptivo hormonal que requer cuidados mensais. Além da sua eficácia, ele inibe a ovulação, é discreto e imperceptível. É colocado por você mesma e por três semanas libera hormônio na região. Sempre consulte o seu ginecologista.
Preservativo feminino
Assim como os preservativos masculinos, esse método é eficaz na prevenção de gravidezes indesejadas e na prevenção de ISTs/Aids. O uso de outros métodos contraceptivos não dispensa o uso do preservativo em todas as relações. Contudo, vale ressaltar que o preservativo feminino não deve ser usado juntamente com o preservativo masculino, a fim de evitar rompimento e perda da eficácia do método.
Preservativo masculino
É o método mais eficaz na prevenção de ISTs e gravidezes indesejadas. A grande variedade de preservativos no mercado pode garantir uma relação mais prazerosa e divertida. O uso de outros métodos contraceptivos não dispensa o uso do preservativo em todas as relações.
Esponja
Pequeno pedaço de espuma colocado por você mesma, antes da relação sexual, como método de barreira. Esse método não possui a necessidade de receita médica.
Tabelinha
São métodos que consistem em controlar o ciclo menstrual com o objetivo de evitar o período fértil, inclusive controle da temperatura corporal para ter conhecimento dos dias férteis.
Espermicida
No formato de cremes, películas, espumas, géis e supositórios, constituídos de substâncias químicas que bloqueiam ou matam os espermatozoides. Eles são comprados sem receita médica e são aplicados por você mesma.
Coito interrompido
Método realizado pelo próprio casal, que consiste na retirada do pênis antes da ejaculação para evitar a gravidez.
Esterilização feminina
São métodos que garantem a contracepção definitiva. Esses métodos só podem ser realizados por médico através da cirurgia. Sempre consulte o seu médico.
Esterilização masculina
São métodos que garantem a contracepção definitiva. Esses métodos só podem ser realizados por médico através da cirurgia. Sempre consulte o seu médico.
Pílula de emergência
A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência, portanto, deve ser utilizada quando houver falha em outros métodos. Por exemplo: quando ocorre uma relação sexual desprotegida sem uso de nenhum método contraceptivo, ruptura do preservativo no momento da ejaculação, em casos de estupro, ou então quando se esquece de tomar a pílula anticoncepcional.
Como colocar o preservativo masculino corretamente
Abra a embalagem do preservativo com cuidado: use os dedos e não os dentes ou objetos que possam perfurar o preservativo.
Coloque o preservativo sobre o pênis ereto e aperte a ponta, para que não acumule ar.
Desenrole o preservativo até a base do pênis.
Depois de ejacular, tire a camisinha com o pênis ainda ereto. Feche a base do preservativo para que o sêmen não escorra.
Dê um nó no preservativo e jogue no lixo.