Você sabia que os hábitos de higiene íntima feminina sofrem constantes transformações, seguindo um padrão cultural de sua época? Sim, se antes a busca era pelo conforto da região, hoje se idealiza um embelezamento e limpeza excessivos, nem sempre saudáveis ao nosso organismo.
No entanto, para que se consiga um padrão desejado, sem que acabe prejudicando o ambiente genital, vou deixar algumas orientações, simples de serem seguidas, porém de grande importância:
- Lave a região com sabonete íntima apenas uma vez ao dia.
Se houver necessidade de outros banhos, use somente água corrente. Pois, cabe aqui salientar que a vagina produz uma secreção natural protetora, com odor próprio, que deve ser mantido. Portanto, nada de duchas higiênicas internas, mesmo após as relações sexuais. Busque produtos que auxiliem na neutralização desses odores.
- No período da menstruação, dobre os cuidados de higiene do local
Aumente o número de lavagens da região e a troca de absorventes, que devem durar no máximo de 4 a 6 horas. Além disso, pense em inovar com o uso de coletores menstruais, além de mais higiênicos, proporcionam muito conforto.
- Opte pelo uso de lenços umedecidos próprios ao invés de papel higiênico.
Este último pode deixar resíduos no local, favorecendo mau odor e a irritação da pele.
- O desejo de uma pele da vulva macia e lisa faz com que as mulheres realizem a depilação, mas tenha cuidado
Evite as depilações que usam lâmina, cera ou cremes depilatórios, pois podem causar irritação ou fissuras locais. Escolha aparar os pelos a um centímetro ou fazer uma depilação definitiva.
- O conceito de que a calcinha deve estar sempre seca não é verdadeiro.
Como disse anteriormente, a vulva é uma região produtora de secreções protetoras e de suor. Por isso, não há necessidade de uso de protetor diário em todos os momentos, acostume-se a esta ideia. Use-o apenas quando já se sabe que irá suar além do normal, como por exemplo em uma atividade física intensa.
Por fim, e não menos importante, tenha hábitos de vida saudáveis: boa alimentação, atividade física regular, sono adequado. Eles também irão interferir positivamente na saúde íntima.
Aproveite a modernidade e abuse dos produtos de higiene específicos para esta região. Eles foram estudados para serem o mais adequado para o local.
Dra. Karim Regina Barbieri
Médica Ginecologista | CRM 92283-SP