Sejam bem-vindos ao DKT Salú!

TelefoneSeu portal de saúde sexual

Como calcular o período menstrual?

Como calcular o período menstrual?

Conhecer o período menstrual é fundamental para conhecer o próprio corpo, lidar melhor com as modificações que ocorrem em cada fase do ciclo, aproveitar seu potencial em todas as etapas e adequar sua rotina da melhor maneira. Além disso, acompanhar a regularidade do ciclo nos ajuda a avaliar nossa saúde.

 Quais são as 4 fases do ciclo menstrual?

  • Menstruação
  • Fase folicular
  • Ovulação
  • Fase lútea

Vale a pena lembrar que essas fases acontecem apenas em pessoas que não estão usando métodos hormonais, ou seja, se você usa pílula, injeção, anel, adesivo, implante… Esse cálculo não é para você! Além disso, é preciso ressaltar que pessoas com ciclos muito irregulares podem apresentar um intervalo de janela de fertilidade maior por não saber quando irá, de fato, ovular.

Vamos conhecer cada fase?

Período menstrual

O período menstrual marca o início do ciclo e começa com a saída do sangue vermelho vivo. A duração pode variar entre 2 e 8 dias e ocorre cerca de 12-16 dias após a ovulação.

O sangue é originado do endométrio, uma camada que reveste o útero e descama todos os meses em forma de sangramento que passa pelo colo, vagina e sai através da abertura da vagina. Essa quantidade varia entre 20 a 80 mL por ciclo.

É uma fase que os hormônios estão em baixa e pode haver sensação de fadiga e cólica. Orientamos exercícios leves para amenizar os sintomas.

Fase folicular

É uma fase que os hormônios começam a elevar e o corpo se prepara para engravidar.

O FSH aumenta o estímulo dos ovários, que elevam o estrogênio, que engrossa a camada interna do útero – o endométrio – para receber o óvulo fecundado e isso vai aumentar outro hormônio chamado LH, que vai desencadear a próxima fase: a ovulação.

O aumento do estrogênio faz a mulher se sentir mais ativa e a produtividade aumenta. Hora de botar aquele projeto para frente!

Ovulação

Com o aumento do LH, há a liberação do óvulo. Com isso, temos o período mais fértil do ciclo menstrual.

O óvulo é liberado e encaminhado para a trompa, onde irá ser conduzido ao útero. Caso haja relações, os espermatozoides fecundam o óvulo durante esse trajeto e o óvulo fecundado é encaminhado ao útero, onde irá se fixar.

Esse processo ocorre cerca de 12-16 dias antes da ovulação, ou seja, se seu ciclo dura 28 dias, a ovulação ocorrerá na metade do ciclo, por volta do 14° dia.

No período fértil há um aumento da temperatura corporal, do muco vaginal e a mulher se sente mais sociável, sexy e otimista. Aproveite para marcar aquele date que é sucesso garantido!

Fase lútea

Após a ovulação, o folículo que alojava o óvulo vai se transformar em corpo lúteo, que vai produzir a progesterona que irá manter o óvulo fecundado no endométrio.

Duas coisas podem acontecer nesse período:

  • Caso haja fecundação, o óvulo se prende ao endométrio e o corpo lúteo ajuda a manter o bebê lá até a placenta assumir o lugar
  • Caso não haja fecundação, o corpo lúteo vai morrer dentro de 12-16 dias, fazendo com que a progesterona caia e o endométrio se descame, virando menstruação

A queda da progesterona pode gerar sintomas conhecidos como TPM – aumento da irritação, dor de cabeça e sensibilidade nas mamas são alguns dos sintomas. É hora de aumentar a ingestão hídrica, fazer exercícios menos intensos, evitar café, reduzir o sal e ingerir comidas mais saudáveis.

Como entender o seu ciclo menstrual?

Acompanhar a menstruação por 6 ciclos é o suficiente para entender a duração do seu ciclo. Afinal, pode haver leves variações – cerca de até 5 dias de diferença podem acontecer e não indica nada anormal.

Você pode acompanhar por um calendário, uma mandala lunar ou até mesmo por um aplicativo de rastreio de ciclo menstrual, como Flo, Clue, Maia e outros.

O que importa é você entender cada fase e aprender como você se sente para que consiga lidar com sintomas físicos e emocionais de cada fase.


E você, costuma acompanhar seu ciclo? Caso haja dúvidas ou esteja muito irregular, procure uma ginecologista para te auxiliar!

Dra. Jacqueline Mazzotti

Ginecologista e Obstetra - CRM SE 4672 | RQE3548

Nossos Produtos
Andalan Day
Conheça nosso blog

Conheça nosso blog

Desvendando mitos sobre contracepção: Urinar após a relação sexual evita a gravidez?

Desvendando mitos sobre contracepção: Urinar após a relação sexual evita a gravidez?

Muitas pessoas acreditam que urinar após a relação sexual pode evitar uma gravidez, mas isso é um mito. A urina não interfere no caminho dos espermatozoides até o útero, tornando essa tradição infundada. Para evitar a gravidez de forma eficaz, existem métodos comprovados como camisinha, anticoncepcionais hormonais e o DIU. Em casos de emergência, a pílula do dia seguinte e o DIU de cobre são opções seguras. Consulte um profissional de saúde para encontrar o melhor método para você.
Transou sem camisinha no Carnaval? Saiba como o DIU de Emergência pode evitar a gravidez

Transou sem camisinha no Carnaval? Saiba como o DIU de Emergência pode evitar a gravidez

Você tem uma relação sem proteção no Carnaval? O DIU de cobre pode ser uma solução para evitar uma gravidez indesejada. Ele pode ser inserido em até 5 dias após a relação, tem mais de 99% de eficácia e ainda oferece proteção de longa duração. Saiba mais sobre como funciona e onde procurar ajuda!
Gravidez na Adolescência: Como Prevenir e seus Impactos

Gravidez na Adolescência: Como Prevenir e seus Impactos

A gravidez na adolescência pode trazer desafios para a saúde, a educação e o futuro dos jovens. Saiba como prevenir por meio da educação, do diálogo e do acesso a métodos contraceptivos eficazes, como o DIU não hormonal.