Seja bem-vinda a DKT Salú!

TelefoneSeu portal de saúde feminina

Autocuidado no climatério: Investindo no bem-estar

Autocuidado no climatério: Investindo no bem-estar

O climatério é uma fase que marca a transição da vida reprodutiva para a não reprodutiva, e é uma jornada que todas as mulheres enfrentarão em algum momento. 

As mudanças físicas e emocionais como alterações de humor, insônia, irregularidade menstrual, secura vaginal, dentre outras que acontecem nessa fase podem ser desafiadoras. E, sendo assim, o autocuidado desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar. 

Desse modo, à medida que o tempo passa e envelhecemos, é essencial investirmos na nossa saúde antes mesmo da chegada do climatério.

Preparando-se para o Climatério Antecipadamente

O climatério é uma fase de transição que antecede a menopausa. Assim, durante esse período, os ovários começam a diminuir a produção de hormônios, como estrogênio e progesterona, levando a inúmeras mudanças físicas e emocionais. O autocuidado é algo que deve ser praticado desde cedo para garantir uma transição mais tranquila no futuro.

Invista na sua Qualidade de Vida

O cuidado pessoal é mais do que apenas uma prática; é um investimento no seu bem-estar.

Aqui estão alguns passos para promover uma transição mais tranquila:

  1. Alimentação Saudável: Manter uma dieta equilibrada rica em frutas, verduras, grãos integrais e proteínas magras é fundamental. A ingestão de cálcio e vitamina D ajuda a manter a saúde dos ossos e a controlar os principais sintomas emocionais dessa fase.
  2. Atividade Física Regular: O exercício é benéfico de várias formas, ele não apenas reduz as ondas de calor, melhora a qualidade do sono e promove alívio do estresse, como também, ajuda a manter a densidade óssea e a força muscular.
  3. Administração o Estresse: Práticas como ioga, meditação e mindfulness (técnica de atenção plena) podem ajudar a reduzir o estresse. Isso porque o estresse crônico pode agravar os sintomas comuns do climatério.
  4. Evitar Hábitos Prejudiciais: O tabagismo, consumo excessivo de álcool e excesso de açúcar podem agravar os sintomas do climatério. Além disso, podem aumentar o risco de problemas de saúde a longo prazo. Por isso, evitar esses hábitos é essencial.
  5. Converse com seu Médico: Manter um diálogo aberto com seu ginecologista é indispensável. Isso permite que você discuta seus sintomas, preocupações e opções de tratamento.

O Futuro do Seu Bem-Estar

Cuidar de si mesma é um ato de amor próprio que deve ter início antes mesmo da chegada do climatério. 

Isso, porque os benefícios de um estilo de vida saudável e do autocuidado se estendem ao longo dos anos, proporcionando um envelhecimento mais suave e uma melhor qualidade de vida. 

Essa abordagem é a maneira de tratar a paciente de forma integral. Eu, como profissional da saúde com foco na saúde feminina, acredito no cuidado integrativo, investindo no futuro e no bem-estar, promovendo assim, o autocuidado antes mesmo dos primeiros sintomas climatério.

Dra. Renata Leme Maia Santiago

Ginecologista | CRM 166479-SP

Nossos Produtos
Andalan Day
Conheça nosso blog

Conheça nosso blog

Quem tem DIU precisa usar preservativo?

Quem tem DIU precisa usar preservativo?

É importante que mulheres que possuem DIU se atentem ao fato de que o dispositivo, seja ele de cobre ou hormonal, é altamente eficaz na prevenção de gravidez, mas é importante destacar que nenhum DIU oferecerá proteção quanto à prevenção de...
Planejamento Familiar e Transexualidade

Planejamento Familiar e Transexualidade

Toda pessoa em idade fértil e com vida sexual ativa precisa de informações sobre as chances de ocorrência de gravidez espontânea, independentemente de sua identidade de gênero e orientação sexual.
Como é colocado o DIU?

Como é colocado o DIU?

Saiba mais sobre como funciona a inserção do DIU e quais os aspectos importantes tanto para você que deseja o DIU hormonal quanto o não hormonal.